3670

Câmara Municipal de Cairu

Pular para o conteúdo
Câmara Municipal de
Cairu



Visão Geral


Visão Geral

Bandeira
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 30 de março
  • Fundação: 30 de março de 1938
  • Padroeiro (a):Nossa Senhora do Rosário
  • Gentílio:Cairuense
  • Cep: 45420- 00
  • População: 18176 (estimativa)
  • Presidente (a): ()
    -

Cultura

Manifestações Culturais

Geografia

O arquipélago é banhado por águas oceânicas (Oceano Atlântico) e fluviais. Compõe um sistema típico do litoral brasileiro, recortado com a presença de morros, barras, baias, recifes, dunas e manguezais. Possui relevo do tipo planície costeira, revestida de solos, predominantemente areno-quatzosos. Seu recobrimento florístico é ornado de mangues de grande potencial pesqueiro, interiorizando com áreas de restinga, conservando ainda remanescentes de mata atlântica

Clima

O clima do arquipélago é o tropical quente e úmido, sem estação seca demarcada, com chuvas predominantes de abril a julho e pluviosidade anual média de 1.750 mm. A insolação local é abundante, com aproximadamente 2.000 horas de brilho solar/ano. Os ventos sopram regular e predominantemente de leste a sudoeste, com velocidade média de 2,9m/s.

História

A região onde hoje é constituída o município de Cairu era primitivamente habitada pelos índios Aimorés. A penetração no território iniciou-se na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus que, encantado com a amenidade do clima e a graciosidade do local, iniciou, aí, uma povoação, enfrentando a ira dos Aimorés. Foi tornada vila em 1608, das mais importantes da Colônia, inclusive sendo sede de ouvidoria da Capitania de Ilhéus. Município criado por Carta Régia, de 1608, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairú. A Sede, formada freguesia com o orago de Nossa Senhora do Rosário, em 1610, foi elevada à categoria de cidade, através Decreto-Lei Estadual de 30 de março de 1938.

Turismo

A geografia peculiar e as belezas naturais tornam o Arquipélago de Cairu um destino turístico único, conhecer este paraíso ultrapassa qualquer experiência. Morro de São Paulo, a localidade mais famosa, a cada dia consolida-se como o principal portal de entrada do arquipélago. Um lugar mágico, aonde o tempo parece querer não passar. Um lugar cosmopolita, aonde pessoas do mundo todo se encontram. Um lugar charmoso, diversificado, que mistura a tranquilidade de ilhas paradisíacas com a energia de um destino aonde as palavras de ordem são lazer e diversão. Isto tudo,cercado por águas cristalinas e sol quase o ano todo.

Letra do Hino

Entre ilhas mares e montes

Áudio do Hino