Visão Geral
- Aniversário: 30 de março
- Fundação: 30 de março de 1938
- Padroeiro (a):Nossa Senhora do Rosário
- Gentílio:Cairuense
- Cep: 45420- 00
- População: 18176 (estimativa)
- Presidente (a): ()
-
Índice
Cultura
Manifestações Culturais
Geografia
O arquipélago é banhado por águas oceânicas (Oceano Atlântico) e fluviais. Compõe um sistema típico do litoral brasileiro, recortado com a presença de morros, barras, baias, recifes, dunas e manguezais. Possui relevo do tipo planície costeira, revestida de solos, predominantemente areno-quatzosos. Seu recobrimento florístico é ornado de mangues de grande potencial pesqueiro, interiorizando com áreas de restinga, conservando ainda remanescentes de mata atlântica
Clima
O clima do arquipélago é o tropical quente e úmido, sem estação seca demarcada, com chuvas predominantes de abril a julho e pluviosidade anual média de 1.750 mm. A insolação local é abundante, com aproximadamente 2.000 horas de brilho solar/ano. Os ventos sopram regular e predominantemente de leste a sudoeste, com velocidade média de 2,9m/s.
História
A região onde hoje é constituída o município de Cairu era primitivamente habitada pelos índios Aimorés. A penetração no território iniciou-se na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus que, encantado com a amenidade do clima e a graciosidade do local, iniciou, aí, uma povoação, enfrentando a ira dos Aimorés. Foi tornada vila em 1608, das mais importantes da Colônia, inclusive sendo sede de ouvidoria da Capitania de Ilhéus. Município criado por Carta Régia, de 1608, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairú. A Sede, formada freguesia com o orago de Nossa Senhora do Rosário, em 1610, foi elevada à categoria de cidade, através Decreto-Lei Estadual de 30 de março de 1938.
Turismo
A geografia peculiar e as belezas naturais tornam o Arquipélago de Cairu um destino turístico único, conhecer este paraíso ultrapassa qualquer experiência. Morro de São Paulo, a localidade mais famosa, a cada dia consolida-se como o principal portal de entrada do arquipélago. Um lugar mágico, aonde o tempo parece querer não passar. Um lugar cosmopolita, aonde pessoas do mundo todo se encontram. Um lugar charmoso, diversificado, que mistura a tranquilidade de ilhas paradisíacas com a energia de um destino aonde as palavras de ordem são lazer e diversão. Isto tudo,cercado por águas cristalinas e sol quase o ano todo.
Letra do Hino
Entre ilhas mares e montes
Sob raios de sol e céu azul
Despontas abrindo horizontes
Gleba querida, oh, meu Cairu
Teus campos produzem riquezas:
Dendê, piaçava e madeira
Tu és grande por natureza
Cairu, oh, cidade altaneira
Morro de São Paulo e suas fortalezas
Lindas praias e belos coqueirais
Cairu és fonte de beleza
Teu passado orgulho nos traz (bis)
Com bravura de índios e brancos
E Senhora do Rosário a proteção
Cairu deu um passo na história
Salve, salve, a emancipação
Do Brasil aqui nasceu a história
Um cenário de raríssimo esplendor
Cairu és luta e glória
És ternura, encanto e amor
Morro de São Paulo e suas fortalezas
Lindas praias e belos coqueirais
Cairu és fonte de beleza
Teu passado orgulho nos traz (bis)